sexta-feira, 25 de abril de 2014

A ARTE NO EGITO

O aspecto cultural mais significativo do Egito antigo era a religião, que tudo orientava. Acreditava-se em vários deuses e na vida após a morte, mais importante que a vida terrena. A felicidade e a garantia da vida depois da morte dependiam dos rituais religiosos. A arte, refletia essa visão religiosa, que aparece representada em túmulos, esculturas, vasos e outros objetos deixados junto aos mortos.

A arquitetura
Como consequência da intensa religiosidade, a arquitetura egípcia apresenta grandiosas construções mortuárias, que abrigavam os restos mortais dos faraós. A mais importante são as pirâmides de Gizé, formadas pelos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. As pirâmides também representavam a grandiosidade e poder do faraó.

A pintura
Aspectos técnicos como perspectiva, proporção entre as figuras e ponto de vista do autor da obra ainda não preocupavam os pintores egípcios. Tudo era mostrado como se estivesse de frente para o observador.
A rigidez dessas regras só seria quebrada no reinado de Amenófis, no Novo Império. Ele transferiu a capital e impôs ao povo uma religião monoteísta, cujo único deus era Aton, o deus Sol, e adotando o nome de Akhnaton em homenagem a ele.

A Regra da Frontalidade
Segundo essa regra, o tronco e um dos olhos do retratado deviam ser desenhados de frente para o observador, enquanto a cabeça, os pés e as pernas deviam ser desenhados de perfil. Provavelmente os artistas da época achavam difícil desenhar uma pessoa com pernas e pés virados para a frente.


A escultura
Apesar das muitas regras existentes para esse tipo de arte, os escultores criaram figuras bastante expressivas. Os egípcios acreditavam que, além de preservar o corpo dos mortos com a mumificação, era importante encomendar a um artista uma escultura que reproduzisse seus traços físicos.


ATIVIDADE
Através do estudo feito sobre a arte no Egito Antigo, faça um desenho de uma pessoa utilizando a regra da frontalidade. Pesquise onde achar conveniente e pinte. Faça em uma folha A4 e coloque no portfólio.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

TRABALHO DO FILME 2º ANO

     COLÉGIO ESTADUAL SÃO TIAGO
       Arte – Ensino Médio
       Prof. Jean Moreira

TRABALHO SOBRE FILME


Cartaz de O Sorriso de Monalisa
 
















Título do Filme:
O Sorriso de Monalisa
Diretor:
Ano:
2003
Roteiro:
Lawrence Konner e Mark Rosenthal
Gênero:
Drama
Atores principais:
Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal e Marcia Gay Harden
SINOPSE

O filme desenrola-se em 1953, quando o papel das mulheres era rigidamente definido, a professora de história da arte Katherine Watson começa a lecionar na famosa faculdade feminina Wellesley College, que apesar de sua reputação acadêmica é um ambiente onde o sucesso é medido pelo casamento das alunas. Encorajando estas mulheres a lutarem por um futuro melhor, Watson desafia a administração e inspira suas alunas a olhar além das imagens e considerar as possibilidades do que elas poderiam ser.








ATIVIDADES PROPOSTAS









Entrega:







QUESTÕES GERAIS:
1.Quais eram as barreiras para as mulheres?
2.Hoje continua a mesma visão? O que houve de mudança social? Esse avanço social feminino foi benéfico?
3.Como era a relação professora-alunas apresentada no filme? Há instituições destinadas somente a mulheres ou homens hoje?
4.Faça uma crítica ao fato das mulheres – na trama – não poderem cursar uma faculdade e sim resumir suas inteligências ao trabalho doméstico.
5.A professora Watson tenta revolucionar o pensamento, até então limitado, da disciplina que leciona – história da arte – da escola, das alunas e da sociedade em que está. Ela consegue? Explique.
6.Um dos objetivos da professora Watson era criar meios de lecionar que mudassem a maneira das alunas perceberem suas inteligências. Por quê?

QUESTÕES ESPECÍFICAS:
1.”Ela está sorrindo, mas não está feliz”. Comente essa frase usada pela professora se referindo à obra de Leonardo Da Vinci, mas direcionando às questões sociais da época em que o filme acontece.
2.Qual autor do expressionismo abstrato é citado na trama enquanto a professora Watson aprecia uma obra do mesmo?
3.Qual autor e obra do expressionismo a professora usa em uma das suas aulas?
4.”Picasso fará pelo século XX o que Michelangelo fez pela renascença”. Explique essa frase dita por um dos diretores da escola enquanto reclamava das aulas e dos escritos da professora.
5.Na segunda aula a professora leva diferentes imagens e faz vários questionamentos as alunas. Responda você também a estes questionamentos: O que é arte? Quem pode dizer que algo é arte ou não? Quem faz arte?
6.Aproprie-se da obra de Leonardo da Vinci – Monalisa – e faça uma releitura* da obra. Utilize folha A3 e capriche.


*Releitura: É uma nova interpretação de uma obra de arte, pintura,escultura, peça teatral, conto,etc feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original da obra. Cada ser humano tem um modo próprio de ver e interpretar a realidade.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

FILME 2º ANO

Para os segundos anos da noite está sendo passado o filme: O Sorriso de Monalisa.
Quem faltou a aula, deve alugar e assistir, pois terá trabalho.

FILME 1º ANO

Para as turmas EMP 115, EMP 116 da manhã e todos os primeiros anos da noite, está sendo passado o filme: A Guerra do Fogo.
Quem faltou a aula, deve alugar e assistir, pois terá trabalho.