O aspecto cultural mais significativo do Egito antigo era a religião, que tudo orientava. Acreditava-se em vários deuses e na vida após a morte, mais importante que a vida terrena. A felicidade e a garantia da vida depois da morte dependiam dos rituais religiosos. A arte, refletia essa visão religiosa, que aparece representada em túmulos, esculturas, vasos e outros objetos deixados junto aos mortos.
A arquitetura
Como consequência da intensa religiosidade, a arquitetura egípcia apresenta grandiosas construções mortuárias, que abrigavam os restos mortais dos faraós. A mais importante são as pirâmides de Gizé, formadas pelos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. As pirâmides também representavam a grandiosidade e poder do faraó.
A pintura
Aspectos técnicos como perspectiva, proporção entre as figuras e ponto de vista do autor da obra ainda não preocupavam os pintores egípcios. Tudo era mostrado como se estivesse de frente para o observador.
A rigidez dessas regras só seria quebrada no reinado de Amenófis, no Novo Império. Ele transferiu a capital e impôs ao povo uma religião monoteísta, cujo único deus era Aton, o deus Sol, e adotando o nome de Akhnaton em homenagem a ele.
A Regra da Frontalidade
Segundo essa regra, o tronco e um dos olhos do retratado deviam ser desenhados de frente para o observador, enquanto a cabeça, os pés e as pernas deviam ser desenhados de perfil. Provavelmente os artistas da época achavam difícil desenhar uma pessoa com pernas e pés virados para a frente.
A escultura
Apesar das muitas regras existentes para esse tipo de arte, os escultores criaram figuras bastante expressivas. Os egípcios acreditavam que, além de preservar o corpo dos mortos com a mumificação, era importante encomendar a um artista uma escultura que reproduzisse seus traços físicos.
ATIVIDADE
Através do estudo feito sobre a arte no Egito Antigo, faça um desenho de uma pessoa utilizando a regra da frontalidade. Pesquise onde achar conveniente e pinte. Faça em uma folha A4 e coloque no portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário